Noticias

Retrospectiva 2024

Associados,

Em 2024, tivemos vitórias e percalços como o esperado. Consideramos que nosso xadrez ainda está aquém do que deveria ser e da capacidade que nosso esporte tem para unir pessoas. Segundo nosso planejamento para 2024, que pode ser encontrado aqui:

Seguem nossas realizações e alguns eventos importantes para o xadrez divinopolitano em 2024:

  1. Dos campeonatos abertos, havíamos planejado três. O campeonato pelo Dia Internacional da Mulher, apesar de ter sido planejado, não obteve jogadoras o suficiente para a sua realização, indicando que o xadrez ainda não aparece como um atrativo para o público feminino. Continuaremos incentivando a categoria em 2025. Em nosso grupo de associados, agora temos mais atletas representando essa categoria e esperamos aumentar essa fatia da população no próximo ano. O torneio pelo aniversário da cidade se mostrou mais complexo do que deveria em termos de verbas para a sua realização, o que nos leva ao ponto de que atualmente temos poucas pessoas trabalhando para a realização de eventos de xadrez na cidade. Verbas públicas só são conseguidas com trabalho e, infelizmente, a mão de obra necessária para tais negociações nos falta. Para o campeonato municipal de xadrez, tivemos um êxito sem precedentes na organização do Circuito Municipal de Xadrez de Divinópolis. Foram cinco rodadas onde tivemos casa cheia em todos os eventos. Distribuímos mais de R$ 5.000,00 em prêmios em verbas que conseguimos no final de 2023 através do financiamento da UNIMED. Tratou-se de um belíssimo evento que repetiremos em 2025, apesar das dificuldades de financiamento.
  2. Com a criação do Circuito Municipal, a ideia de criar uma marca para o xadrez de nossa cidade foi cumprida. Temos agora algo organizado e com possibilidade de atrativos financeiros ainda a serem realizados.
  3. Não participamos do JED por falta de condições e atrativos fornecidos pela prefeitura. Porém, fornecemos gratuitamente material para a realização do JEMG em Divinópolis. Com isso, a etapa de xadrez na cidade foi realizada, beneficiando não somente nossos atletas municipais, mas também os atletas de Minas Gerais.
  4. Nosso contato com as grandes empresas de Divinópolis foi infrutífero. Apesar de não termos conseguido conversar com muitas, das duas que conversamos, recebemos negativas. Aqui também precisamos reforçar nosso trabalho, adicionando mão de obra para conseguirmos mais resultados.
  5. O campeonato mineiro de xadrez foi tentado, mas infelizmente não o conseguimos. Tentamos parcerias com o setor público, mas não conseguimos resultados.
  6. Em relação aos patrocinadores, não conseguimos nenhum em 2024. Mais uma vez, parcialmente devido à falta de mão de obra para conversar com o setor privado.
  7. Passamos 2024 com um alto controle em nossas finanças, que são públicas. Investimos no Tesouro Direto conforme prometido. Ao final do ano, tivemos que fazer uma retirada para o pagamento das premiações do Circuito Municipal. Atualmente, conseguimos arcar com nossos custos com contadores e demais atividades básicas somente através da contribuição de nossos associados.
  8. Não organizamos reuniões internas como deveríamos. Esse é um ponto de atenção para 2025.
  9. Em relação às políticas públicas, elas estão disponíveis para utilização dos associados. Algumas leis de incentivo municipais poderiam nos ser úteis para organizar participações em eventos, nos auxiliando em transporte principalmente.
  10. Nosso programa de Jovens Talentos teve financiamento em 2024 e, durante o ano, ministramos aulas com professores do clube para três talentos internos de nossa equipe. Ao final de 2024, não tivemos verbas para continuar esse interessante programa. Conseguimos pagar assinaturas do Chess.com para os alunos.
  11. Organizamos com sucesso nossos eventos sociais de xadrez na praça da catedral. Muitas pessoas apareceram e se tratou de uma iniciativa de sucesso em 2024. Manteremos essa iniciativa em 2025.
  12. Realizamos nosso Torneio On-line de Carnaval pela segunda vez.
  13. Nossos atletas mais novos tiveram excelente desempenho no Campeonato Mineiro Escolar e em torneios regionais dos mais diversos.
  14. Elegemos nossos campeões municipais de xadrez pela primeira vez nas categorias Absoluto, Feminino e Sub-14.
  15. Divinópolis agora tem seu primeiro Mestre Nacional de Xadrez.
  16. Patrocinamos três equipes de Divinópolis para competirem no campeonato mineiro de xadrez por equipe.
  17. Patrocinamos diversas participações de nossos atletas em campeonatos regionais, assim como no campeonato mineiro de xadrez pensado.
  18. Terminamos o ano com um total de 21 associados.

Resumindo, nossas ações condizem com nosso desejo de tornar Divinópolis um polo do xadrez regional em Minas Gerais. Em 2025, precisamos buscar principalmente mais pessoas interessadas em trabalhar em prol de nosso xadrez.